Conforme aumentam os riscos cibernéticos, mais empresas estão focadas no desenvolvimento de uma área de segurança da informação com o objetivo de minimizar problemas relacionados com invasões e roubo de dados.
Esses desafios continuam presentes em 2019, com diversas tendências mostrando força para o próximo ano, desde a regulamentação da proteção de dados até aprimoramento de técnicas phishing. Confira a seguir as 4 principais tendências da área de segurança!
1. Regulamentação da proteção de dados
Com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) em vigor na União Europeia e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que em breve entrará em vigência no Brasil, a tendência para 2019 é que as pressões sociais continuem influenciando as legislações sobre proteção de dados.
O CSO acredita que para 2019 a expectativa é que haja uma intensificação de medidas punitivas contra as empresas que desrespeitarem a legislação, incluindo as gigantes como Google e Facebook, mas também de médio e pequeno porte.
2. Autenticação multifator para transações online
Um aspecto positivo da segurança da informação para 2019 é um crescimento no uso da autenticação multifator nas transações e processos online, como acesso a contas bancárias, mas também redes sociais, e-mail e e-commerces.
Apesar do aumento da segurança com os métodos de autenticação adicionais, sejam obrigatórios ou opções, a expectativa é que a implementação desses recursos cause confusão no usuário inicialmente, principalmente devido aos diferentes processos adotados por cada empresa.
Esse cenário demandará atenção por parte das empresas, com processos de autenticação claros e suporte ao usuário quando necessário.
3. Spear phishing se tornará ainda mais direcionado
Conforma há avanços na segurança da informação, tanto de empresas quanto de indivíduos, a tendência é que os ataques cibernéticos também sejam aprimorados, oferecendo maior risco ao usuário.
A expectativa em spear phishing é que o hacker monitore o comportamento da vítima, como por e-mail, analisando os contatos frequentes e a confiança, aproveitando-se de relacionamentos reais para aumentar o sucesso das práticas ilegais.
Esse tipo de ação já tem acontecido, como com a invasão de computadores de profissionais como agentes hipotecários. Usando informações reais da transação, os hackers manipulam o usuário para fazê-lo depositar os débitos em outra conta, por exemplo.
4. Treinamentos em segurança
Para 2019, a expectativa é que haja uma maior exigência por parte das instituições de que os profissionais tenham treinamentos e graduações em segurança da informação, principalmente para CSOs e CISOs.
Acredita-se que novos tipos de treinamentos serão exigidos, visto que o modelo de certificados apenas não foi suficiente para oferecer a educação e preparado necessários para lidar com o cenário digital atual.
Quais os diferenciais da segurança da informação da ABX?
Dado esse cenário de intensificação dos riscos relacionados com a segurança cibernética é preciso que as empresas invistam em soluções próprias e recursos para fortalecer a área de segurança da informação.
A ABX Telecom conta com o Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas Avançadas (TPS), que consiste em uma plataforma pré-integrada e orientada à inteligência. Além da abordagem tradicional dos sistemas de gestão de eventos, o TPS permite que as equipes de segurança concentrem-se nos ataques no momento em que eles acontecem.
Essa segurança em tempo real informa todos os detalhes do ataque para a equipe de TI, permitindo a tomada de decisões mais assertivas e agilidade para detectar e neutralizar as ameaças, com base em inteligência, ciência forense, investigação e resposta. Para saber mais, acesse nosso site e entre em contato!