O desenvolvimento tecnológico influencia a qualificação dos profissionais de todas as áreas. E não seria diferente com os colaboradores do próprio setor. Atualmente, uma gestão de TI eficiente também passa por um bom mapeamento de competências e pela seleção da equipe.
Na área de TI, diversas habilidades passaram a ser mais valorizadas. A imagem do profissional de TI nerd e introspectivo ficou no passado e a demanda é por colaboradores comunicativos e proativos.
Quais as habilidades valorizadas pela gestão de TI?
A seguir, destacamos as principais competências que são desejadas para profissionais do setor. Além disso, mostramos como o suporte da gestão de TI influencia na retenção de colaboradores mais qualificados.
Ter domínio técnico
Inicialmente, o profissional de TI deve ter conhecimento sobre as novas soluções e os recursos de tecnologia. Então, é importante valorizar skills na área de big data, análise de dados, automação, aplicativos, segurança da informação e outros.
Essa qualificação já era exigida anteriormente. Porém, com a difusão das tecnologias, se tornou mais importante conhecer todo o leque de possibilidades e como usá-las nas empresas.
Falar outros idiomas
O inglês continua sendo uma língua muito demandada para atuar na área de tecnologia. Até porque muitas informações são disponibilizadas nesse idioma.
Além disso, há uma demanda crescente por outros idiomas, como o mandarim, devido ao expressivo crescimento da China na área de tecnologia.
Desenvolver inteligência emocional
A inteligência emocional é fundamental, porque essa aptidão ajuda o profissional a identificar as emoções das outras pessoas. O que possibilita ter empatia pela situação e identificar a conduta mais adequada para obter os resultados desejados.
Esse conceito também está relacionado com conhecer e ponderar as próprias emoções. Assim, evita que os colaboradores deixem sentimentos negativos dominarem o desenvolvimento das tarefas.
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Ser criativo
A criatividade é uma demanda crescente na gestão de TI. Isso devido à necessidade dos profissionais dessa área conseguirem aplicar o conhecimento técnico em novas soluções. O que gera resultados mais interessantes à empresa.
Preservar relacionamentos interpessoais
A habilidade de relacionamento com equipe, gestores e pessoas de fora da empresa, como clientes e fornecedores, é uma demanda essencial. Com isso, o profissional pode se desenvolver e conquistar posições de liderança na companhia.
Essa capacidade também ajuda a pessoa a criar uma rede de relacionamento mais relevante, o conhecido networking.
Ser proativo e comunicativo
A área de TI demanda, atualmente, que os profissionais tenham disposição para tomar iniciativas para solucionar problemas e apresentar resultados. O que pode agregar valor para o desenvolvimento da equipe e da empresa em si.
Além disso, a comunicação oral e escrita também é uma habilidade desejada. E, como a automação substitui diversas tarefas mecânicas e funções de decisão, julgamento e relacionamento se tornam mais importantes nas empresas.
Ter flexibilidade
O desenvolvimento de times multidisciplinares é cada vez mais valorizado na área de tecnologia. Por isso, se espera que o profissional tenha flexibilidade para conviver com pessoas de diferentes perfis, colaborando para o crescimento do negócio.
Como a empresa pode garantir a retenção desses profissionais?
Para ter uma gestão de TI eficiente e reter profissionais com as habilidades mais desejadas, é fundamental que a sua empresa tenha a estrutura adequada que motive a permanência de colaboradores mais completos.
Um exemplo é a implementação de soluções inteligentes de TI e telecomunicações, como as disponibilizadas pela ABX Telecom. Oferecemos uma infraestrutura completa, com qualidade, alta disponibilidade, segurança e eficácia dos processos em TI.
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