A centralidade das novas tecnologias na operação de empresas e indústrias faz com que a infraestrutura de TI não seja mais apenas uma necessidade, mas sim uma área estratégica do negócio.
As falhas recorrentes na área de tecnologia da informação podem levar a problemas operacionais graves, como queda de desempenho, falhas de segurança, diminuição da produtividade e interrupção das atividades.
Pensando nisso, os gestores devem conhecer quais erros são frequentemente cometidos em relação à infraestrutura de TI e atuar proativamente na superação dessas limitações.
Leia ainda: Infraestrutura de TI: 5 passos para deixá-la mais moderna e eficiente
5 erros frequentes na infraestrutura de TI
Como visto, os erros relacionados a TI comprometem a operação podendo desencadear prejuízos diversos ao negócio, tanto nos lucros em si, como na manutenção de uma operação mais competitiva e eficiente.
Conheça a seguir os problemas mais comuns e também dicas de como superá-los com ações e parceiros estratégicos.
1. Falta de gerenciamento dos ativos de rede
Os ativos de rede viabilizam a troca de informações entre os componentes da rede e incluem switches, roteadores, access points e controladoras, firewall e outros.
Por meio da gestão de ativos de rede, a equipe de TI pode monitorar o desempenho desses equipamentos, identificar falhas com mais rapidez, promover upgrades e atualizações e melhorar a performance.
Portanto, ao não priorizar o gerenciamento desses ativos a empresa torna-se mais suscetível a falhas na comunicação que comprometem toda a operação e segurança.
Saiba mais: Como tornar a gestão de ativos de rede e TI mais eficiente?
2. Ausência de planejamento
A infraestrutura de TI deve ser planejada considerando às necessidades da empresa e também projetos futuros.
Por exemplo, sem uma organização adequada pode haver a compra de componentes de rede que não sejam compatíveis com a infraestrutura atual, o que consiste em um investimento desperdiçado.
Outro risco é que a empresa se comprometa com uma expansão dos serviços que não consegue suprir com a atual rede, prejudicando o atendimento inclusive aos clientes atuais.
3. Falta de comunicação interna
O departamento de TI deve ter autonomia para operar, mas ser integrado às demais áreas para que a infraestrutura de TI seja segura e eficiente.
Por exemplo, um problema não reportado nos equipamentos do setor de vendas pode tornar-se uma bola de neve no longo prazo, comprometendo cada vez mais a operação sem que haja o conhecimento dos profissionais de tecnologia.
Outro aspecto da comunicação interna que é relevante à infraestrutura de TI refere-se à difusão das políticas de segurança da empresa e também normas de uso da rede.
Leia mais: Como se proteger de hackers e evitar vazamentos de dados nas empresas?
4. Não usar ativos modernos
O receio de um grande investimento faz com que muitas empresas mantenham ativos de rede antigos, no entanto, esses componentes aumentam as vulnerabilidades cibernéticas por ter falhas já conhecidas na comunidade.
A modernização de ativos sem demandar investimentos elevados é viável por meio do outsourcing com o aluguel de equipamentos de acordo com as necessidades da empresa.
5. Não ter o parque tecnológico atualizado
O parque tecnológico da empresa inclui todos os ativos de rede, hardwares e softwares que são usados e a atualização periódica dele é indispensável para uma infraestrutura de TI segura, eficiente e confiável.
Saiba também: Gestão de TI: como identificar a hora certa de trocar o parque tecnológico
Como vimos, o hardware precisa ser modernizado para suprir às necessidades e também minimizar vulnerabilidades, mas também os softwares devem passar por atualizações periódicas para superar as ameaças identificadas.
Como escolher um parceiro de TI?
O gerenciamento da infraestrutura de TI envolve diversos fatores o que a torna complexa, mas com organização e planejamento a equipe pode alcançar um desempenho elevado, com previsibilidade, eficiência e segurança cibernética.
Nesse cenário, a parceria com um outsourcing de TI pode suprimir as principais falhas e erros recorrentes na gestão da rede.
A ABX Telecom, por exemplo, é um outsourcing de TI com mais de 20 anos de experiência na área de telecomunicações e tecnologia da informação e disponibiliza desde hardwares modernos para estruturação do parque tecnológico, como também soluções de manutenção e gestão.
Além disso, a ABX Telecom dispõe de todos os ativos de rede, servidores e storages necessários para modernização e otimização da infraestrutura de TI da sua empresa.
Quer superar erros comuns de TI do seu negócio? Conheça os ativos de rede da ABX Telecom aqui!