As discussões acerca da importância de implementar medidas eficientes de segurança da informação nas empresas estão ganhando cada vez mais espaço, especialmente no cenário atual, com o trabalho remoto a ascensão da atuação híbrida.
De acordo com dados da Keeper Security, 56% dos gestores de TI consideram suas ações de proteção de dados pouco eficazes ou ineficazes. Esse mesmo estudo nos revela que 63% dos profissionais notaram aumento das vulnerabilidades cibernéticas desde o início da pandemia.
Por outro lado, tem crescido o número de empresas que aderiram ao home office permanente e, nesse cenário, a possibilidade do trabalho híbrido tem se tornado bastante atrativa para os colaboradores.
Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Workforce of the Future, feita pela Cisco, 87% dos funcionários desejam poder escolher entre o trabalho remoto ou a modalidade híbrida.
Diante disso, como os gestores podem garantir a segurança da informação nas empresas em cenários de diferentes possibilidades de atuação e, ainda, assegurar a produtividade e eficiência do time?
Para responder esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira!
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Como garantir a segurança da informação nas empresas durante o trabalho híbrido?
Dentre as principais ações para maximizar a segurança da informação nas empresas e potencializar os resultados da equipe no trabalho híbrido estão:
Revisar as políticas internas da empresa
O primeiro passo é sempre entender qual é o status atual do seu negócio e, para tal, revise as políticas internas já existentes.
Com isso, você consegue não apenas encontrar oportunidades de melhorias, mas também identificar gargalos, erros e vulnerabilidades nos processos operacionais.
Dessa forma, é possível planejar novas ações para otimizar a segurança de dados do seu negócio e envolver todos os colaboradores na implementação.
Se atentar aos equipamentos usados no home office
Em seguida, é momento de prestar atenção nos equipamentos que os colaboradores utilizam. Na maioria das vezes, no home office, os funcionários usam maquinários próprios e, por isso, não é garantia de que possuem recursos básicos de segurança.
Por isso, caso essa seja a realidade do seu negócio, certifique-se de que todos tenham acesso aos sistemas de proteção, assim como softwares que monitoram possíveis ameaças nas máquinas.
Estabelecer a autenticação em duas etapas
Outra iniciativa bastante importante quando falamos a respeito de segurança da informação nas empresas é a autenticação em duas etapas.
Na prática, ela é caracterizada pela confirmação de informações do usuário além do login e senha, como data de nascimento, código aleatório ou outro tipo de dado.
Com isso, pode-se inibir acessos de terceiros ou tentativas de invasões na rede, de modo a garantir todo o suporte ou iniciativas rápidas caso necessário.
Leia mais: Como otimizar a tecnologia da informação e comunicação nas empresas em home office?
Promover um gerenciamento de acesso eficiente
Por fim, é preciso promover um gerenciamento de acesso apropriado e eficiente, que respeite não apenas as políticas de privacidade definidas previamente, mas também as necessidades dos colaboradores.
Para isso, tenha parametrizado quais são as tarefas de cada um, sistemas utilizados e permissões apropriadas de acordo com suas atividades.
Desse modo, é mais fácil monitorar os acessos na rede e, inclusive, identificar quaisquer ações erradas que coloquem em risco a eficiência da operação ou abra vulnerabilidades.
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Como visto, implementar um plano de segurança da informação nas empresas efetivo é um desafio, especialmente em períodos que a otimização de custos é fundamental para sustentação dos negócios.
Por essa razão, a melhor opção é contar com o auxílio de uma empresa especializada, como a ABX Telecom. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a ABX fornece aos seus clientes soluções completas de Segurança Cibernética e Infraestrutura de TI.
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