O que é o servidor para empresa e como adotar?

servidor para empresa

Atualmente, investir em tecnologia é algo indispensável, independentemente do ramo ou do tamanho do negócio, em especial, quando o assunto é garantir a segurança de dados vulneráveis. E o servidor para empresa é uma das ferramentas que contribui para essa proteção.

Segundo o relatório Big Security in a Small Business World, da Cisco, 24% das empresas de pequeno e médio porte enfrentaram um lapso de inatividade devido a invasões, já em companhia de grande porte, esse número sobe para 31%.

Portanto, segurança nunca é excessiva. E possuir um servidor próprio para a empresa ao invés de somente armazenar os dados em computadores de uso no dia a dia, é imprescindível para se proteger de ataques cibernéticos

Leia mais: 5 razões para adotar o storage corporativo

Qual a função do servidor para empresa?

O servidor para empresa, seja ele físico ou em nuvem, tem como principal função armazenar os dados de uma organização em um único lugar, facilitando tanto a proteção quanto o acesso de todos os colaboradores às informações necessárias.

Empresas que não possuem um servidor necessitam que todos os computadores permaneçam o tempo inteiro ligados, de modo a garantir acesso aos dados fundamentais, tornando toda a operação muito mais vulnerável a ataques e sequestros de dados, por exemplo.

Leia mais: Qual o melhor momento para trocar os servidores da sua empresa?

Quais os benefícios de um servidor para empresa?

Ao centralizar tudo em um ponto só, uma rede de comunicação entre os computadores é gerada e a equipe se torna muito mais ágil e eficiente, contribuindo, assim, para um aumento na produtividade. Além desses, há outros benefícios:

  • Controle e gestão da rede de computadores: facilidade para atualizar programas, softwares, antivirus e etc. Com o servidor, o trabalho de ter que fazer esses processos em cada máquina, uma por vez, é extinto;
  • Atualizações e backups automáticos: No caso de servidores em nuvem todas as atualizações necessárias e o backup dos arquivos é responsabilidade do fornecedor, excluindo essa preocupação da sua equipe de TI;
  • Segurança: controle de permissão de acesso, protocolos de segurança mais robustos, antivírus que protegem toda a rede e uma detecção mais apurada de arquivos mal intencionados são apenas algumas das características;
  • Compartilhamento de informações: Decidir o que deve ser ou não compartilhado e a troca de informações entre os departamentos se torna algo muito mais fluido, melhorando o desempenho da equipe. 

Leia mais: Servidor para empresa: como garantir o acesso e a segurança no trabalho remoto?

Como implementar?

Antes de implementar um servidor para empresa, há alguns passos que precisam ser tomados para garantir a eficiência total de um software (servidor na nuvem) ou maquinário (servidor físico). 

1. Faça um planejamento

Se a sua empresa ainda não possui nenhum servidor, seja ele físico ou em nuvem, é necessário analisar a migração de forma que não atrapalhe o dia a dia da empresa. 

Planeje como e em quanto dias esse processo será feito, os programas, licenças e softwares que precisam ser adquiridos e os que devem ser desinstalados dos computadores dos funcionários. 

Elabore as questões de seguranças; quais dados são mais vulneráveis e necessitam de uma proteção maior, quais departamentos podem ter acesso às informações, logins e senhas e discuta permissões de acesso com sua equipe de TI.

Programe cada passo da migração para que, caso algum imprevisto aconteça, tudo esteja bem estruturado para evitar perdas.

2. Servidor físico x Servidor nuvem: qual é o melhor para sua empresa?

Uma das principais dúvidas ao adquirir um servidor para a empresa, é escolher entre o servidor em nuvem e o servidor físico. Antes de definir, é necessário comparar e levar alguns pontos em consideração, tais como:

Espaço

A primeira diferença entre os dois é em relação ao espaço. Enquanto o servidor na nuvem não necessita de acomodações, o servidor físico precisa de um espaço próprio e ventilação especial.

Redução de custos

A redução de custos também deve ser algo analisado. Enquanto o servidor físico necessita de um funcionário ou equipe exclusivos e consome uma certa quantidade de energia elétrica, a manutenção do servidor na nuvem é toda realizada pelo fornecedor e não há custos adicionais na conta de luz.

Outro ponto positivo para a nuvem é que o custo é de acordo com a utilização. Assim, fica mais fácil prever o gasto no final do mês e controlar o orçamento de forma mais clara.

Segurança e Suporte

Grande parte dos fornecedores de servidor para empresa garantem suporte e atendimento 24h ao dia, assegurando o bom funcionamento de todo o equipamento. 

Na questão de segurança, os data centers contam com a criptografia avançada, um alto nível de segurança que impede ataques e tentativas de invasão. 

Portabilidade

Para cessar os dados contidos na nuvem, só é preciso um aparelho que tenha conexão com a internet, o que facilita muito o home office e reuniões externas.

No servidor físico, não é assim. Não é possível acessar os dados estando longe do escritório, fazendo-se necessário a utilização de protocolos de acesso remoto através de VPN ou FTP.

3. Prepare sua equipe

Após definição dos tópicos anteriores, compartilhe o planejamento com seus colaboradores para que eles também possam se programar para a migração. 

Como eles serão os principais afetados com as mudanças, instrua-os e oriente-os para a nova forma de trabalho. Se necessário, busque treinamento para evitar falhas humanas que possam comprometer o funcionamento e a eficácia do servidor.

4. Atente-se a segurança de rede

No momento da transferência dos dados, alguns ataques ou tentativas de invasão podem ocorrer. Por isso, certifique-se antes que a transmissão seja protegida e que sua equipe de TI esteja preparada para ações rápidas de contenção caso algo aconteça.

A migração é um passo delicado, pois os dados tendem a ficar mais vulneráveis no momento de passar de um lugar para o outro. Portanto, é de extrema importância que o fornecedor do servidor ofereça este suporte para você. 

Leia mais: Servidor para empresa: tire todas as dúvidas e saiba como implementar

Como escolher um fornecedor de servidor para empresa?

Para manter um bom desempenho da sua equipe, aumentar a produtividade, manter o correto funcionamento dos processos e trabalhar com segurança, é necessário escolher um fornecedor que tenha experiência no mercado e que entenda as reais necessidades da sua empresa.

É recomendável a escolha de um fornecedor que possua visão estratégica e técnica, que te auxilie em todos os passos, desde a escolha do servidor, migração até o devido suporte no dia a dia. 

A ABX Telecom possui mais de 20 anos em experiência em soluções para Infraestrutura de TI e Telecom. 

Contando com tecnologias inovadoras e mão de obra qualificada, garantimos todo apoio que nossos parceiros precisam para o planejamento, migração e instalação do servidor para empresa. 

Nossos serviços são totalmente personalizados e fornecemos atendimento 24×7. Deseja saber mais? Fale agora com especialistas e escolha o servidor ideal para a sua empresa!

Utimos posts

Confira aqui os posts mais recentes, esse blog é recomendado para quem busca entender mais sobre o mundo da tecnologia

× Como posso te ajudar?