Com as constantes mudanças no mercado, o home office vem ganhando um espaço significativo nas empresas. Por isso, cada vez mais organizações têm investido em infraestrutura de TI e comunicação unificada para aprimorarem seus processos, inclusive durante as crises, como a atual covid-19.
O novo coronavírus tem obrigado diversas organizações a adotarem o trabalho remoto para conseguirem desempenhar suas atividades sem colocar em risco a saúde de seus colaboradores.
Nesse sentido, de acordo com um levantamento realizado pela Betania Tanure Associados (BTA) e divulgado pela Época Negócios, 43% das empresas brasileiras passaram a atuar na modalidade home office atualmente.
Dentre as principais dificuldades presentes no teletrabalho, as mais apontadas pela pesquisa foram a adaptação das atividades presenciais para virtuais (61%), gerenciamento remoto da equipe (45%) e infraestrutura tecnológica (43%).
Por isso, essas alterações vêm exigindo das organizações inovação digital para suportarem todas as demandas internas e viabilizarem a possibilidade de atuação aos seus funcionários.
Para te ajudar a preparar sua empresa para o ambiente digital, separamos abaixo as principais vantagens de adotar o home office e como a infraestrutura de TI e a comunicação unificada auxiliam o seu negócio.
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Quais os benefícios da infraestrutura de TI e da comunicação unificada para o home office?
Entre as tecnologias mais comumente adotadas para adequação da infraestrutura de TI e da comunicação unificada na corporação, pode-se citar:
- Sistemas de telefonia na nuvem;
- Videoconferência;
- Armazenamento de dados na nuvem;
- Ativos de rede;
- Medidas de segurança.
Confira os principais benefícios:
Melhorar a produtividade
Acompanhar a produtividade do time é um desafio, especialmente para equipes remotas. Entretanto, ao aplicar as ferramentas corretas de comunicação unificada e infraestrutura, esse gerenciamento se torna simples e prático.
Isso porque é possível minimizar as tarefas manuais e aumentar a eficiência da atuação, direcionando as forças dos colaboradores em atividades que gerarão resultados.
Diminuir erros e prejuízos
A automatização evita erros operacionais causados pelos próprios funcionários e gestores. Com isso, é possível diminuir os retrabalhos e maximizar a efetividade do time. Além disso, pode-se evitar prejuízos e, consequentemente, reduzir custos.
Potencializar o serviço de atendimento ao cliente
Atualmente, já é possível contar com diversas ferramentas que potencializam o atendimento ao cliente e estreitam o relacionamento da empresa com seus consumidores.
Adotá-las gera benefícios a longo prazo, pois permite interações remotas e o compartilhamento de informações a respeito do parceiro de maneira prática e rápida.
Nesse sentido, não apenas os dados sobre a carteira são centralizados, mas também todos os arquivos operacionais podem ser armazenados em nuvem e acessados facilmente pela equipe.
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Possibilitar a segurança dos dados
A segurança cibernética é uma das maiores preocupações para empresas que desejam adentrar no ambiente digital.
Para isso, é essencial adotar ações que viabilizem a proteção de dados, de modo a identificar possíveis vulnerabilidades da rede, combater e evitar ataques, assegurar os dados armazenados e minimizar prejuízos.
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