A comunicação unificada é um serviço que visa organizar o processo de interação e relacionamento de uma empresa.
Na prática, esse fluxo é responsável, geralmente, pelo planejamento e monitoramento dos sistemas de comunicação, como telefonia e videoconferência, assim como o gerenciamento de todas as ligações de maneira otimizada.
Investir em um processo mais robusto na infraestrutura de telecom promove uma série de benefícios às organizações, desde diferencial competitivo até apoio para a expansão dos negócios e as empresas já perceberam isso.
Para se ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações, as empresas atreladas planejam investir R$ 6 bilhões em infraestruturas até 2021.
Por outro lado, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), o faturamento do setor de telecom marcou uma alta de 5% em 2019, atingindo um R$ 153,0 bilhões no ano.
Diante disso, para implementar uma infraestrutura de comunicação unificada eficiente e que gere retornos à empresa, é preciso não apenas elaborar um planejamento robusto, mas também conhecer alguns gargalos comuns nesses processos e como resolvê-los.
Para te ajudar nessa missão, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!
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Veja os principais gargalos da infraestrutura de telecom
A adesão dessa solução deve ser muito bem pensada e monitorada, caso o contrário, os gastos com infraestrutura de telecom, assim como todos os esforços envolvidos, serão em vão.
Nesse sentido, veja os principais gargalos nesse processo e como resolvê-los:
Altos custos dos serviços de telecom
Quando falamos de serviços de telecom e comunicação unificada, uma das ressalvas dos gestores de TI gira em torno do custo.
Muitos líderes consideram um investimento bastante expressivo, por isso, dispensam a utilização ou tentam reduzir esse valor minimizando os serviços contratados.
No entanto, não estamos certos de que esse é o melhor caminho. O investimento nessa solução permite uma melhor tramitação de informações pela empresa, facilita a interação com colegas, gestores, clientes e fornecedores, além de promover otimização de toda a operação.
Apenas esses aspectos auxiliam na redução de custos na área de TI como um todo, pois minimizan os riscos de erros, retrabalhos, desperdícios e outras características que possam afetar o resultado da empresa.
Nesse cenário, não é a infraestrutura de telecom a grande vilã e sim o mal aproveitamento dessas tecnologias. Por isso, acompanhe esses processos e sempre busque maneiras de otimizá-los.
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Falhas de segurança nos sistemas operacionais
Outro gargalo muito comum quando falamos a respeito da comunicação unificada e infraestrutura diz respeito às falhas na segurança.
Por lidar com informações confidenciais, é preciso criar um plano eficiente de proteção de dados, boas práticas da operação e manter todos os colaboradores cientes desses protocolos.
Outrossim está relacionado à adesão de softwares de segurança e atualização dos sistemas atuais. Com isso, garante-se que todos esses aspectos estejam em dia e de acordo com o planejamento realizado antecipadamente, tanto para os colaboradores do escritório, quanto dos funcionários em home office.
Infraestrutura que não suporta a demanda
Por fim, é muito comum contratar um tipo de infraestrutura que, com mudanças no porte da empresa, acaba não suportando as novas demandas e, por essa razão, causa falhas e problemas na operação.
Nesse sentido, é preciso se atentar para contratar um projeto de comunicação unificada escalável, que se ajusta de acordo com as necessidades do seu negócio, seja por expansão ou redução dos serviços.
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Conheça a solução de Comunicação Unificada da ABX Telecom
Como visto, adotar a comunicação unificada no seu negócio e uma infraestrutura robusta de telecom pode ser um desafio, por isso, é fundamental contar com uma empresa experiente no ramo, como a ABX Telecom.
Com mais de 20 anos de atuação no mercado de Infraestrutura de TI e Telecom, a ABX fornece ao seu cliente soluções completas e inovadoras de Telefonia PABX e Videoconferência, apoiando a interação e tramitação de informações na operação.
Desse modo, a ABX Telecom auxilia os seus parceiros a alcançarem melhores resultados internos, transformação digital, maior produtividade do time, além de diferencial competitivo e todo apoio na expansão dos negócios.
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