A TIC ou Tecnologia da Informação e Comunicação nas empresas é fundamental para competitividade e escalabilidade dos negócios.
De maneira geral, a TIC pode ser definida como uma junção de ferramentas que permitem a inovação digital em uma corporação.
A principal missão dessas ações é possibilitar a interação e troca de informações rapidamente em uma organização, além de garantir a segurança de dados.
Essas práticas no mercado de TI são cada vez mais comuns e estão em constante crescimento. De acordo com uma estimativa da Deloitte, até 2022, os gastos com Tecnologia da Informação e Comunicação nas empresas representarão cerca de 5% do PIB mundial.
Além disso, conforme dados da International Data Corporation (IDC), a previsão é que os investimentos em TIC cresçam aproximadamente 3,6% em 2020.
Uma das razões para as aplicações dessas inovações é o aumento do trabalho remoto nos últimos anos, que vêm obrigando as instituições a mudarem suas rotinas e se reinventarem completamente para continuarem operando a distância.
Outrossim, diz respeito ao momento atual, marcado pelos desafios da pandemia do novo coronavírus, em que milhares de empresas precisaram se adequar ao universo online para protegerem os seus colaboradores.
Para os colaboradores, essa metodologia pode ser bastante benéfica. Um levantamento na Alelo revelou que o home office é considerado o “modelo de atuação dos sonhos” por 49% dos respondentes.
Nesse cenário, o grande desafio é viabilizar as atividades do time e proteger as informações da empresa simultaneamente. Mas, afinal, como a tecnologia da informação e comunicação nas empresas pode auxiliar nesse processo?
Para te ajudar a responder esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo com as principais TICs do mercado e os benefícios dessa inovação. Confira!
Principais tecnologias da informação e comunicação
Dentre as tecnologias que acompanham as estratégias da TIC dentro de uma empresa, podemos citar:
O armazenamento em nuvem
Com um mundo cada vez mais conectado, já não é mais preferência das organizações possuir ferramentas que permitam apenas o acesso das aplicações e documentos por rede ou mecanismos de armazenamento local.
Nesse sentido, a tecnologia em nuvem é capaz de suprir esses desafios e promover fácil adaptabilidade das corporações. Além disso, é possível integrar diversos tipos de sistemas e dados com a personalização necessária para atender às necessidades da instituição em questão.
Segurança de dados
Elencando o tópico anterior, a segurança da informação é um dos pilares da TIC e esse processo é implementado em todas as ações que envolvem tecnologia e troca de dados em uma empresa, inclusive na nuvem.
Desse modo, pode-se elaborar planos de recuperação, medidas preventivas, sistemas criptografados e acirrado gerenciamento de acesso.
Big Data
Os Big Datas são ferramentas já muito presentes em diversos setores do mercado, isso porque auxiliam na captação e qualificação de um grande número de informações de maneira rápida e prática.
Comunicação integrada
A comunicação integrada, por sua vez, pode ser definida como todas as ferramentas que viabilizam algum tipo de interação com o time ou clientes.
Portanto, faz parte da TIC ferramentas como videoconferência, telefonia PABX, e-mails, chatbots, aplicações para mensagens instantâneas e outros semelhantes.
Ativos de rede
Por fim, outro aspecto importante da tecnologia da informação e comunicação nas empresas são os ativos de rede. De modo geral, podem ser identificados como todos os equipamentos que fazem parte da infraestrutura de TI, tais como:
- Switches;
- Roteadores
- Access points e controladoras;
- Firewall;
- IDS/IPS;
- Enlaces de Rádio;
- Anti-DDoS;
- Servidores Storages;
- Data Center.
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5 vantagens da tecnologia da informação e comunicação nas empresas
Agora que já compreendemos os principais aspectos e ferramentas da tecnologia da informação e comunicação nas empresas, especialmente na atuação remota, precisamos entender algumas vantagens que essa inovação traz. Confira 5 delas abaixo:
1 – Aumento da produtividade
Um dos benefícios mais comuns da implementação de ações inovadoras é o aumento da produtividade.
Isso acontece porque as tarefas são automatizadas e, desse modo, é possível minimizar as atividades manuais e concentrar os esforços do time naquilo que é realmente essencial.
Dessa forma, também é possível aumentar os resultados de todos os colaboradores, assim como melhorar a eficiência operacional.
2 – Melhoria na interação com os clientes
A tecnologia da informação e comunicação nas empresas também possui um papel fundamental na interação com os clientes da empresa.
Por meio das ferramentas certas, é possível minimizar o tempo de atendimento ao consumidor e tornar a resolução de problemas mais efetiva.
3 – Aperfeiçoamento da comunicação
Com plataformas inovadoras de telefonia na nuvem, todos os processos da organização são aprimorados, permitindo, assim, melhor fluidez entre as equipes e potencialização do diálogo mesmo a distância.
Além disso, a economia e diminuição de custos são aspectos essenciais da adoção de ferramentas de telefonia e comunicação integrada.
Uma outra vantagem é a redução de erros. Com um alinhamento assertivo, os colaboradores podem ser mais produtivos sem perderem tempo e recursos com retrabalhos.
Saiba mais: 6 etapas que facilitam a redução de custos de telefonia nas empresas
4 – Maior segurança dos dados e da informação
Um dos principais focos do investimento em tecnologia da informação e comunicação nas empresas é a proteção que essas práticas proporcionam.
Com os sistemas corretos, é possível disponibilizar para os funcionários as melhores inovações sem prejudicar os dados da empresa ou a atuação remota.
Desse modo, as informações sensíveis da organização e arquivos armazenados em nuvem estão 100% seguros.
5 – Redução de custos operacionais
Finalmente, a implementação de inovações permite que a empresa reduza custos operacionais por meio das automatizações.
Além disso, mesmo no home office, um atendimento ao cliente completo e efetivo possibilita uma carteira saudável e melhores retornos financeiros para a corporação.
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