As instabilidades do mercado, causadas pela pandemia do novo Coronavírus, obrigaram as empresas a se reinventarem para conseguirem se adaptar ao cenário atual. Nesse sentido, a gestão de telefonia também sofreu disrupções com o objetivo de atender essas demandas.
Um dos desencadeadores foi o aumento do trabalho remoto, que ganhou destaque entre as medidas paliativas que as organizações adotaram para minimizar os efeitos da Covid-19 e preservar a saúde de seus colaboradores.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Ivanti, durante o período de quarentena, o home office saltou 93%. Como também, 80% dos gestores planejam implementar essas iniciativas com a retomada gradual das atividades.
Por outro lado, não há dúvidas de que essa modalidade de trabalho chegou para ficar. Dados de uma pesquisa divulgada pelo TI Inside nos revelam que 83% dos líderes acreditam que o momento atual abriu oportunidades para digitalização dos negócios e adoção do home office permanente.
Na prática, 34% dos empreendedores têm a intenção de continuar com o trabalho remoto para até 25% do quadro de colaboradores. Além disso, 29% quer manter essa modalidade de atuação para pelo menos 50% ou até todos os funcionários.
Diante dessas informações, os desafios voltados para a comunicação e gestão de telefonia tornaram-se ainda mais evidentes.
É preciso não apenas viabilizar condições apropriadas para o desenvolvimento das tarefas cotidianas, mas também disponibilizar ferramentas que otimizem esses processos, como a telefonia em nuvem e as soluções de videoconferências.
Mas, afinal, como essa aplicação consegue maximizar a produtividade da operação no trabalho remoto? Para te auxiliar a responder esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo, confira!
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Veja 3 recursos da gestão de telefonia em nuvem que contribuem na produtividade da empresa
A eficiência e os resultados gerados pelo time durante o trabalho remoto são as principais preocupações das instituições, especialmente em períodos de crises e instabilidades econômicas.
Por sua vez, a telefonia em nuvem consegue atender essas demandas com assertividade e segurança. Na prática, pode ser definida como um recurso que permite a interação entre o time de maneira efetiva e promove melhor integração de informações.
De modo geral, essa gestão de telefonia não facilita apenas o trabalho interno da equipe, mas também o relacionamento com os parceiros externos, como clientes e fornecedores. Dentre os recursos mais vantajosos, podemos destacar:
1 – Mensagens instantâneas
Imagine enviar uma mensagem online e precisar esperar horas por uma resposta. Geraria, no mínimo, alguns gargalos na tramitação de informações, certo?
A globalização exige das empresas conectividade e a telefonia em nuvem consegue viabilizar esse processo. Engana-se quem pensa que essa solução facilita apenas ligações, pelo contrário, favorece todo o fluxo de comunicação.
Dessa forma, os colaboradores conseguem manter a interação por mensagens instantâneas e sistemas de videoconferências em momentos oportunos, aumentando a produtividade e a velocidade da troca de dados entre o time.
2 – Visualização de chamadas e históricos
Outra característica bastante positiva da gestão de telefonia é a possibilidade de visualização rápida de chamadas, acesso aos históricos e a ativação do modo não perturbe, que evita determinadas ligações.
Além disso, todo o processo pode ser facilmente integrado a outros aplicativos que auxiliam no cumprimento das atividades, como o CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução), pacote office, sistemas de gerenciamentos e outros.
3 – Encaminhamento de chamadas
Por fim, a gestão de telefonia em nuvem também é capaz de encaminhar chamadas em momentos que o colaborador não está disponível para recebê-las.
Desse modo, é possível configurar e personalizar de acordo com as necessidades das organizações, de maneira a decidir para quais funcionários essas demandas serão transferidas.
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Benefícios de se investir na gestão de telefonia em nuvem
De acordo informações divulgadas pelo CIO, mais de 75% dos gestores planejam acelerar suas transformações digitais.
Diante disso, a gestão de telefonia em nuvem é uma ótima iniciativa e promove uma série de benefícios para as organizações, tais como:
- Inovação;
- Vantagens competitivas;
- Aumento da produtividade e eficiência da equipe;
- Melhorias na qualidade dos serviços prestados;
- Redução de custos na Infraestrutura de TI;
- Escalabilidade dos negócios;
- Segurança na troca de informações;
- Processo de implementação muito mais facilitado;
- Suporte adequado;
- Menores riscos de erros operacionais e prejuízos.
Como implementar essa solução?
Para implementar uma gestão de telefonia eficiente, é de suma importância elaborar um planejamento completo da Comunicação Unificada da empresa, considerando não apenas o porte atual do seu negócio (como número de funcionários), mas também metas da organização a longo prazo.
Com isso, é possível garantir um projeto eficiente e totalmente personalizável às suas necessidades, além de toda a flexibilidade para expansão da empresa a longo prazo.
Outra característica a se levar em consideração no momento de implementar essa solução, sem dúvidas, é a segurança cibernética. Grande parte dos ataques ou exposições na rede das empresas ocorrem por erros dos próprios funcionários.
Para prevenir situações semelhantes, é fundamental orientar os colaboradores com algumas boas práticas para execução dos sistemas utilizados, além da definição de credenciais de acesso de cada funcionário.
Por fim, nenhuma dessas iniciativas serão eficientes sem a contratação de um parceiro de negócios experiente e tecnológico, capaz de implementar e monitorar a gestão de telefonia da sua empresa com todo suporte que você precisa.
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Além das possibilidades citadas, a implementação dessa aplicação é simples, possui suporte completo com disponibilidade 24×7, garante economia com infraestrutura, viabiliza o monitoramento da rede e segurança da informação.
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