A busca por otimização tem alcançado todas as áreas da empresa, inclusive a gestão de telefonia, especialmente em um momento que a competitividade e transformação digital são características decisivas para sobrevivência das corporações.
Segundo dados da Atento, para atender às novas demandas do mercado, 25% das empresas mudaram a curto prazo, 25% estão investindo em maneiras de automatizar projetos e, ainda, 25% desejam alinhar os processos com às necessidades dos negócios.
Diante disso, uma boa gestão de telefonia é crucial para empresas que desejam alcançar ganhos como escalabilidade, tramitação de informações mais eficientes e melhorias da produtividade operacional.
No entanto, alguns erros no processo atrapalham esses resultados e podem gerar prejuízos. Para que você entenda quais são essas falhas e algumas maneiras simples de corrigi-las, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira.
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Erros que podem arruinar a gestão de telefonia do seu negócio
Dentre os principais erros que dificultam a gestão de telefonia do seu negócio, encontram-se:
Não considerar as despesas dos serviços de telefonia
Geralmente, os serviços que giram em torno da telefonia da corporação são relativamente mais baratos se comparados a outros aspectos da infraestrutura, como contas de energia, água ou, até mesmo, utilização de determinados softwares.
Por essa razão, muitos gestores acabam negligenciando o acompanhamento mensal dessas despesas e, com isso, abrem espaço para pequenos desperdícios que, a longo prazo, podem se tornar enormes gargalos na operação.
Pois bem, para evitar que tudo vire uma “bola de neve”, é preciso gerenciar os serviços de telecom desde o planejamento e isso inclui ter uma administração financeira eficiente.
Internalizar o gerenciamento de telecom
Outro erro muito comum é tentar investir no desenvolvimento de ferramentas para internalizar o gerenciamento de telefonia do seu negócio. A menos que essa seja a solução que sua empresa vende, acredite, esse tipo de esforço pode gerar mais problemas.
De modo geral, essa gestão envolve toda a infraestrutura de comunicação da empresa, como os telefones, aplicativos de mensagens instantâneas, sistemas para videochamadas, e-mails e outras necessidades de interação da operação.
Tentar delimitar todo esse processo internamente gerará um custo muito maior e precisará de uma grande quantidade de pessoas, tornando a operação pouco efetiva no foco do seu negócio.
Utilizar processos manuais de gerenciamento
Não é um grande segredo que estamos na chamada “Era 4.0”. Ou seja, a 4º revolução industrial, marcada pela tecnologia, automação e otimização já conquistou todos os setores do mercado e não tem razões para resistir à essa mudança.
Nesse sentido, um erro gravíssimo é tentar gerenciar o processo de telecomunicações da empresa por meio de fluxos manuais, que não apenas aumentam a possibilidade de erros humanos, como também afetam toda a produtividade da equipe, atrapalhando a tramitação de informações.
Não utilizar ferramentas apropriadas
Elencando o tópico anterior, não adianta se render à tecnologia e não adotar ferramentas apropriadas às necessidades do seu negócio.
Na prática, é preciso considerar toda a sua infraestrutura, quantidade de funcionários, número de clientes ou outras características da sua empresa antes de optar pelo melhor sistema.
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